118 resultados
Atividades de Português para 3º Ano
Atividade de acento agudo e circunflexo
Dominar o uso dos acentos agudo e circunflexo é um passo fundamental na jornada da alfabetização e do letramento. Esses sinais gráficos não apenas definem a...
Letra K para imprimir
A apresentação do alfabeto é uma etapa fundamental na jornada da alfabetização. Cada letra possui sua forma, seu som e seu lugar no mundo da escrita....
Atividade sobre o livro A Bruxinha Atrapalhada
5.0 (1)
A literatura infantil é uma porta de entrada para um universo de imaginação e descobertas. E poucas personagens são tão cativantes quanto a adorável e desastrada...
Assuntos
Letra L para imprimir
Apresentar cada letra do alfabeto de forma criativa é essencial para construir uma base sólida e positiva para a alfabetização. A letra L, presente em tantas...
Letra M para imprimir
A letra M é uma das primeiras que as crianças aprendem a reconhecer, presente em palavras cheias de afeto como "mamãe" e "mão", e em elementos...
Letra N para imprimir
Explorar o alfabeto é uma das maiores aventuras da infância. Cada letra é um novo mundo a ser descoberto. Para a letra N, de "navio", "natureza"...
Letra O para imprimir
A letra O é uma das mais fascinantes para as crianças em fase de alfabetização. Seu formato circular, fácil de traçar, e sua presença como uma...
Letra P para imprimir
A letra P é uma das mais presentes no universo infantil, aparecendo em palavras queridas como "pai", "pipoca", "pato" e "pé". Para tornar o aprendizado desta...
Letra Q para imprimir
A letra Q, com seu formato curioso e sua inseparável parceria com a letra U, é uma personagem única no nosso alfabeto. Apresentá-la de forma lúdica...
Letra R para imprimir
A letra R, com seus sons fortes e vibrantes, marca presença em palavras poderosas do universo infantil, como "rato", "rio" e "roda". Para que a introdução...
Letra S para imprimir
A letra S, com sua forma sinuosa e o som que lembra o sibilar de uma serpente, é uma das mais divertidas de aprender e traçar....
Letra T para imprimir
A letra T é uma das mais marcantes do nosso alfabeto, com seu traço firme e presente em palavras importantes do dia a dia das crianças,...
Letra W para imprimir
O nosso alfabeto ficou mais completo com a chegada oficial das letras K, Y e W. A letra W, em particular, está por toda parte: no...
Letra U para imprimir
A letra U, a última das vogais, é uma porta de entrada para um universo de palavras que as crianças adoram, como "uva", "urso" e "unicórnio"....
Letra X para imprimir
A letra X, com seu formato simétrico e seu som chiado, é uma das mais intrigantes do alfabeto. Ela marca presença em palavras divertidas como "xadrez",...
Letra Y para imprimir
A letra Y, junto com o K e o W, trouxe novos sons e possibilidades para o nosso alfabeto. Presente em nomes de pessoas como Yasmin...
Letra Z para imprimir
Chegamos à última letra do nosso alfabeto! A letra Z, com seu som vibrante e seu traçado em zigue-zague, encerra a jornada pelo mundo das letras....
Letra G para imprimir
Avançando em nossa jornada pelo alfabeto, chegou a vez de explorarmos a Letra G para imprimir. Este recurso pedagógico, simples e de grande impacto visual, é...
Letra H para imprimir
Chegou a vez de uma letra muito especial e silenciosa do nosso alfabeto! Apresentamos a nossa atividade com a Letra H para imprimir, um recurso didático...
Letra I para imprimir
Dando continuidade à nossa coleção de recursos para alfabetização, chegou a vez da vogal mais simpática do alfabeto! Apresentamos a nossa atividade com a Letra I...
No 3º ano, a criança dá um salto qualitativo em sua jornada com a Língua Portuguesa. A fase de alfabetização se consolida e o foco se desloca do "aprender a ler" para o "ler para aprender". A leitura torna-se mais fluente e crítica, e a escrita, mais organizada e intencional. Os alunos são incentivados a explorar gêneros textuais mais complexos e a refletir de maneira mais profunda sobre a estrutura da língua.
O grande objetivo desta etapa é formar leitores e escritores mais autônomos, capazes de usar a linguagem para buscar informações, expressar ideias complexas, argumentar e interagir socialmente de forma eficaz.
Objetivos Gerais do Estudo de Língua Portuguesa no 3º Ano
Ampliando as competências dos anos anteriores, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o ensino de Língua Portuguesa deve focar em:
- Desenvolver a fluência e a compreensão leitora: Os alunos devem ser capazes de ler com autonomia e compreender textos de maior extensão e complexidade, como narrativas, reportagens e textos instrucionais. O objetivo é que identifiquem a ideia central, localizem informações, façam inferências e comecem a perceber diferentes pontos de vista (EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05).
- Aprimorar a produção textual com planejamento: A escrita se torna um processo mais consciente. Os alunos aprendem a planejar seus textos considerando o leitor e a finalidade, a organizar as ideias em parágrafos e a utilizar um vocabulário mais diversificado. A revisão textual, com foco na clareza e na correção ortográfica, ganha destaque (EF15LP05, EF03LP14, EF15LP06).
- Consolidar conhecimentos ortográficos e gramaticais: Os alunos estudam as regularidades e irregularidades ortográficas (como o uso de G/J, S/Z, SS/Ç) e as regras de acentuação gráfica. Começam a identificar classes de palavras (substantivo, verbo, adjetivo) e a compreender a concordância verbal e nominal básica ao construir suas frases (EF03LP01, EF03LP03, EF03LP07).
- Ampliar os recursos de pontuação: Além do ponto final, exclamação e interrogação, os alunos aprendem a utilizar a vírgula em enumerações e o travessão ou dois-pontos para introduzir diálogos, tornando a escrita mais expressiva e organizada (EF03LP06).
- Qualificar a escuta e a produção oral: As habilidades orais são refinadas, incentivando a participação em debates, o planejamento de apresentações orais e a escuta atenta e crítica da fala do outro, respeitando diferentes opiniões (EF15LP09, EF35LP10).
Índice de Atividades de Português para o 3º Ano
Leitura e Interpretação
- Clubes do livro para discutir e debater histórias lidas.
- Análise de notícias e reportagens curtas de jornais e revistas.
- Interpretação da moral de fábulas e provérbios.
- Leitura e interpretação de poemas, observando rimas e ritmo.
- Leitura de textos instrucionais para montar um jogo ou seguir uma receita.
Produção de Texto
- Escrita de páginas de um diário pessoal.
- Criação de histórias em quadrinhos, com falas e cenários.
- Produção de cartas formais e informais.
- Reescrita de narrativas a partir do ponto de vista de outro personagem.
- Criação de textos informativos (verbetes) sobre animais ou plantas.
Análise Linguística, Ortografia e Gramática
- Jogos e ditados focados em dificuldades ortográficas.
- Atividades para identificar e classificar substantivos, adjetivos e verbos em textos.
- Exercícios de acentuação gráfica.
- Atividades de concordância verbal e nominal para reescrever frases.
Uso de sinais de pontuação para dar sentido e entonação a textos.
Oralidade
Organização de júris simulados baseados em personagens de contos de fadas.
Apresentação de seminários sobre temas pesquisados pela turma.
Entrevistas com funcionários da escola ou familiares.
Criação e apresentação de peças teatrais curtas.