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Atividades de Ensino Religioso para 3º Ano
Quebra-cabeça bíblico para imprimir
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Introduzir as crianças às narrativas bíblicas pode ser uma experiência lúdica e memorável. Este post apresenta um quebra-cabeça bíblico para imprimir, um recurso educativo desenvolvido para...
Assuntos
Atividade Ser amigo é
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Na atividade Ser amigo é... a criança é convidada a falar sobre o que é a amizade. É importante, desde pequenos, ensinarmos às nossas crianças o...
Assuntos
Datas Comemorativas, Português, Ensino Religioso, Dia do Amigo
No 3º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso convida os alunos a darem um passo para fora de si e a observarem o mundo ao redor com um olhar mais atento. A disciplina se dedica a explorar as diferentes maneiras como as pessoas e os grupos expressam suas crenças e sua espiritualidade, seja através de práticas individuais, celebrações coletivas ou na construção de seus espaços sagrados.
O objetivo é ampliar o repertório cultural da criança, mostrando a riqueza da diversidade religiosa e a importância do respeito às diferentes formas de crer e de se conectar com o sagrado, construindo uma base sólida para a tolerância e o diálogo.
Objetivos Gerais do Estudo de Ensino Religioso no 3º Ano
Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ensino Religioso nesta etapa busca aprofundar a compreensão sobre as práticas e os espaços, com foco em:
- Identificar e respeitar diferentes práticas celebrativas: O aluno é levado a reconhecer e a respeitar as celebrações (individuais ou coletivas) que marcam momentos importantes na vida das pessoas e das comunidades religiosas, como ritos de nascimento, casamentos, formaturas e festas religiosas. (EF03ER01, EF03ER02).
- Conhecer os espaços e territórios religiosos: O objetivo principal é que o aluno identifique e caracterize os diferentes espaços e territórios sagrados (como igrejas, templos, mesquitas, sinagogas, terreiros, matas e montanhas) como locais importantes para as práticas e a identidade das tradições religiosas. (EF03ER03, EF03ER04).
- Compreender a relação entre práticas e costumes: A criança é incentivada a reconhecer as práticas e os costumes (como orações, meditação, alimentação, vestimentas) que fazem parte do cotidiano de diferentes grupos religiosos, compreendendo como essas ações expressam suas crenças. (EF03ER05, EF03ER06).
Índice de Atividades de Ensino Religioso para o 3º Ano
Práticas e Celebrações
- "Calendário Inter-religioso": Criação de um calendário da turma com as principais datas comemorativas das diferentes religiões estudadas.
- "Entrevista sobre Celebrações": Os alunos entrevistam seus familiares sobre as festas e os rituais mais importantes que eles praticam.
- "Mural dos Ritos de Passagem": Pesquisa e criação de um mural sobre como diferentes culturas celebram o nascimento, a passagem para a vida adulta e o casamento.
- Roda de leitura sobre histórias que envolvam preces, orações ou meditação.
Espaços e Territórios Sagrados
- "Viagem Virtual aos Lugares Sagrados": Utilizar ferramentas como o Google Maps para "visitar" e explorar a arquitetura de diferentes espaços sagrados ao redor do mundo.
- Construção de maquetes de diferentes templos e espaços religiosos com materiais recicláveis.
- Desenho de observação ou fotografia da fachada de um espaço religioso do bairro.
- "Mapa dos Lugares Sagrados": Criar um mapa do Brasil ou do mundo, marcando a localização de importantes centros de peregrinação ou territórios sagrados para diferentes povos (como o Vaticano para católicos, Meca para muçulmanos, a Amazônia para povos indígenas).
Costumes e Modos de Viver
- "Cardápio da Diversidade": Pesquisa sobre alimentos que são sagrados ou que possuem regras específicas de consumo em diferentes religiões (comida kosher no judaísmo, alimentos halal no islamismo, etc.).
- "Desfile Cultural": Apresentação de desenhos ou bonecos com as vestimentas típicas ou rituais de diferentes tradições religiosas.
- "Álbum de figurinhas das Práticas Espirituais": Criar um álbum com figurinhas que representem práticas como a oração, a meditação, a oferenda, o canto e a dança sagrada.
- Debate sobre a importância do silêncio e da introspecção em diferentes práticas religiosas e filosóficas.