Termômetro das emoções para imprimir e brincar

Páginas

5 páginas

Tipos

Atividades, Moldes

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Ajudar uma criança a entender o que ela sente é um dos maiores presentes que podemos oferecer. A educação socioemocional é a base para o desenvolvimento de indivíduos mais resilientes, empáticos e autoconscientes. No entanto, nomear e expressar emoções pode ser um grande desafio para os pequenos. Para servir como uma ponte entre o sentir e o falar, criamos o Termômetro das Emoções, um recurso visual, interativo e lúdico, projetado para ajudar as crianças a identificar e comunicar seu estado emocional de forma simples e segura.

O que você vai encontrar no material?

Nosso arquivo em PDF gratuito é um kit para montar o seu próprio Termômetro das Emoções. Ele inclui:

O Corpo do Termômetro: Com uma escala que, em vez de graus, apresenta diferentes emoções.

As Emoções: Ilustrações e palavras que representam um leque de sentimentos, como:

  • Feliz
  • Triste
  • Assustado (a)
  • Vergonha
  • Amado (a)
  • Divertida(o)
  • Raiva
  • Ferido(a)

Montagem: A ideia é imprimir, recortar e montar o termômetro. Pode-se usar um clips de papel ou um prendedor de roupa como um "ponteiro" móvel, que a criança desliza para cima ou para baixo para indicar como está se sentindo.

5 Atividades para usar o Termômetro das emoções

Este recurso é muito mais do que um cartaz. Ele é uma ferramenta de diálogo. Veja como usá-lo:

1. Check-in emocional diário: Incorpore o termômetro à rotina. Pela manhã, ao iniciar o dia, ou à noite, antes de dormir, convide a criança a se aproximar do termômetro e mover o ponteiro para a emoção que melhor descreve como ela se sente naquele momento. Sem julgamentos, apenas acolhimento. "Vejo que você está se sentindo feliz hoje. O que te deixou feliz?".

2. A caixa dos sentimentos: Crie uma caixa com vários objetos táteis. Uma bola de algodão macia pode representar o sentimento "amado"; um pedaço de lixa áspera pode ser a "raiva"; uma pena leve pode ser a "alegria". A criança explora um objeto com as mãos e depois encontra no termômetro a emoção que aquela sensação lhe transmitiu. Isso conecta a emoção abstrata a uma experiência sensorial concreta.

3. Identificando emoções nos personagens: Durante a leitura de um livro, pause a história em um momento crucial e pergunte: "Como você acha que o Saci está se sentindo agora?". A criança pode ir até o termômetro e apontar para a emoção do personagem. Essa atividade desenvolve a empatia e a capacidade de interpretar situações sociais.

4. O espelho das emoções: Coloque um pequeno espelho ao lado do termômetro. A criança move o ponteiro para uma emoção, como "assustado", e em seguida tenta fazer uma "cara de susto" no espelho. Isso ajuda a criança a reconhecer as expressões faciais associadas a cada sentimento, tanto nela mesma quanto nos outros.

5. Validando e canalizando sentimentos intensos: Quando a criança estiver vivendo uma emoção forte (como raiva ou frustração), em vez de dizer "não chore" ou "não fique bravo", use o termômetro. Aproxime-se com calma e diga: "Parece que você está com muita raiva. Vamos mostrar isso no termômetro?". Validar o sentimento é o primeiro passo. O segundo é oferecer uma forma de canalizá-lo: "A raiva às vezes precisa sair. Você quer amassar este papel bem forte ou dar um soco nesta almofada?".

Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)

O trabalho com o reconhecimento e a expressão das emoções é um pilar da BNCC, contemplado principalmente no Campo de Experiência "O eu, o outro e o nós".

  • EI03EO01: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • EI03EO02: Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. (Ao aprender a lidar com suas próprias emoções).
  • EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  • EI03CG01: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções [...]. (Contemplado na atividade do espelho).

O Termômetro das Emoções é uma ponte para o diálogo, um convite para o autoconhecimento. Ao oferecer às crianças um vocabulário visual e verbal para suas experiências internas, estamos lhes dando a base para uma vida inteira de inteligência emocional, empatia e bem-estar. Faça o download do material!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares