


Termômetro das emoções para imprimir e brincar
Assuntos
Páginas
5 páginas
Séries
Tipos
Atividades,
Moldes
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Ajudar uma criança a entender o que ela sente é um dos maiores presentes que podemos oferecer. A educação socioemocional é a base para o desenvolvimento de indivíduos mais resilientes, empáticos e autoconscientes. No entanto, nomear e expressar emoções pode ser um grande desafio para os pequenos. Para servir como uma ponte entre o sentir e o falar, criamos o Termômetro das Emoções, um recurso visual, interativo e lúdico, projetado para ajudar as crianças a identificar e comunicar seu estado emocional de forma simples e segura.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF gratuito é um kit para montar o seu próprio Termômetro das Emoções. Ele inclui:
• O Corpo do Termômetro: Com uma escala que, em vez de graus, apresenta diferentes emoções.
• As Emoções: Ilustrações e palavras que representam um leque de sentimentos, como:
- Feliz
- Triste
- Assustado (a)
- Vergonha
- Amado (a)
- Divertida(o)
- Raiva
- Ferido(a)
• Montagem: A ideia é imprimir, recortar e montar o termômetro. Pode-se usar um clips de papel ou um prendedor de roupa como um "ponteiro" móvel, que a criança desliza para cima ou para baixo para indicar como está se sentindo.
5 Atividades para usar o Termômetro das emoções
Este recurso é muito mais do que um cartaz. Ele é uma ferramenta de diálogo. Veja como usá-lo:
1. Check-in emocional diário: Incorpore o termômetro à rotina. Pela manhã, ao iniciar o dia, ou à noite, antes de dormir, convide a criança a se aproximar do termômetro e mover o ponteiro para a emoção que melhor descreve como ela se sente naquele momento. Sem julgamentos, apenas acolhimento. "Vejo que você está se sentindo feliz hoje. O que te deixou feliz?".
2. A caixa dos sentimentos: Crie uma caixa com vários objetos táteis. Uma bola de algodão macia pode representar o sentimento "amado"; um pedaço de lixa áspera pode ser a "raiva"; uma pena leve pode ser a "alegria". A criança explora um objeto com as mãos e depois encontra no termômetro a emoção que aquela sensação lhe transmitiu. Isso conecta a emoção abstrata a uma experiência sensorial concreta.
3. Identificando emoções nos personagens: Durante a leitura de um livro, pause a história em um momento crucial e pergunte: "Como você acha que o Saci está se sentindo agora?". A criança pode ir até o termômetro e apontar para a emoção do personagem. Essa atividade desenvolve a empatia e a capacidade de interpretar situações sociais.
4. O espelho das emoções: Coloque um pequeno espelho ao lado do termômetro. A criança move o ponteiro para uma emoção, como "assustado", e em seguida tenta fazer uma "cara de susto" no espelho. Isso ajuda a criança a reconhecer as expressões faciais associadas a cada sentimento, tanto nela mesma quanto nos outros.
5. Validando e canalizando sentimentos intensos: Quando a criança estiver vivendo uma emoção forte (como raiva ou frustração), em vez de dizer "não chore" ou "não fique bravo", use o termômetro. Aproxime-se com calma e diga: "Parece que você está com muita raiva. Vamos mostrar isso no termômetro?". Validar o sentimento é o primeiro passo. O segundo é oferecer uma forma de canalizá-lo: "A raiva às vezes precisa sair. Você quer amassar este papel bem forte ou dar um soco nesta almofada?".
Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)
O trabalho com o reconhecimento e a expressão das emoções é um pilar da BNCC, contemplado principalmente no Campo de Experiência "O eu, o outro e o nós".
- EI03EO01: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- EI03EO02: Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações. (Ao aprender a lidar com suas próprias emoções).
- EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- EI03CG01: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções [...]. (Contemplado na atividade do espelho).
O Termômetro das Emoções é uma ponte para o diálogo, um convite para o autoconhecimento. Ao oferecer às crianças um vocabulário visual e verbal para suas experiências internas, estamos lhes dando a base para uma vida inteira de inteligência emocional, empatia e bem-estar. Faça o download do material!
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Atividade sobre Paraná
Brasil

Letras de lixa montessori
Língua Portuguesa

Caça palavras Halloween
Halloween

Atividade sobre Bahía
Geografia

Sólido, líquido ou gasoso?
Estados da Matéria

Atividade célula vegetal
Ciências