Letras de lixa montessori
Páginas
26 páginas
Séries
Tipos
Moldes
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
As letras de lixa Montessori são um material da área de linguagem e são utilizadas durante o processo de alfabetização. Trata-se de umas tábuas de madeira sobre as quais aparecem as letras do alfabeto com pó de lixa. Por isso, a morfologia das letras ressalta muito ao tato. Consoantes e vogais costumam ter cores diferenciadas.
As letras de lixa são materiais manipuláveis e simples. Atraem a atenção da criança durante o seu uso. A criança aprende tocando os dedos a forma das letras e seus sons. Para usar este material, a criança não precisa saber pegar o lápis para desenhá-la. Mas, certamente, seu uso adequado o prepara para conseguir escrever com mais eficiência quando tenha que usar lápis e papel.
Quando oferecer à criança este material?
Quando oferecer à criança este material?
O material é recomendado para crianças a partir dos 3 anos, mas devemos respeitar o ritmo de cada uma delas. Isso significa que há aquelas que estarão preparadas um pouco antes de completar os 3 e outras que se sentirão capazes mais adiante, já com 4-5 anos. O importante, repetimos, é respeitar o ritmo de cada criança.
Como requisito prévio, é importante que a criança esteja familiarização com os sons das letras. Depois de assimila-los, podemos passar às letras de lixa
Como apresentar as letras da lixa?
A apresentação das letras de lixa montessori à criança se faz em uma mesa com a Lição em três tempos.
1. Convidamos a criança.
2. Antes de iniciar a apresentação, a criança pode umedecer os dedos com água para que assim tenha maior sensibilidade. É recomendável ter uma vasilha com água preparada ao lado das letras com um paninho para secar.
3. Pegamos o material e escolhemos 3 letras. As três que vamos escolher, em primeiro lugar, devem ser letras que sejam familiares à criança, muito diferentes entre si em sua forma e em seu som. Podemos escolher também uma vogal. Por exemplo, podemos escolher a primeira letra de seu nome, a “m” de mamãe e uma voga. A “a” de água.
4. Uma vez escolhidas, devolvemos o resto a seu lugar.
5. Colocamos as três tábuas do reverso na esquina superior direita da mesa. Com movimentos muito cuidadosos, pegamos agora uma letra…
6. “Você se lembra quando dizemos nossos nomes? Você se chama José e seu nome começa pelo som ‘J’. Vou lhe mostrar agora como é JJJJ.”
7. Damos a volta na tábua.
8. “Agora vou ensinar como se escreve o som JJJ.”
9. Passamos nossos dedos indicador e médio pela lixa. Depois fazemos o som J (não dizemos a letra, mas sim o seu som “JJJ”). Repetimos por três vezes.
10. Agora convidamos a criança para que repita outras três vezes. Primeiro o traço e depois dirá o som as três vezes.
11. Uma vez feito isso, colocamos cuidadosamente a tábua (com a letra já descoberta) na esquina superior esquerda da mesa.
12. Repetiremos esse processo igualmente com a segunda e a terceira letra.
13. Agora faríamos a lição em três tempos. No segundo tempo pedimos à criança que escreva a “mmm” (sempre fazendo apenas o som) e, no terceiro tempo, perguntamos à criança, indicando as peças como são seus sons. A criança voltaria a repetir também o traço.
14. Terminada a lição em três tempos, voltamos a colocar as três letras em seu lugar. Em dias posteriores, repetimos a lição.
A criança pode trabalhar sozinho nas letras que conhece, quando quiser.
Alfabeto de lixa montessori: uma experiência sensorial de leitura
Após fazer a primeira apresentação das letras, podemos trabalhar o alfabeto de letras de lixa de outras maneiras.
1. Quem tem o I?
Podemos brincar em família. Cada membro recebe três letras. Mamãe pergunta “Quem tem a I?”. Quem a tenha deverá responder “Eu” e traçar a letra com os dedos dizendo seu som. Este passa a letra ao membro ao lado para que também realize o traço e diga o som da letra. Todos devem fazê-lo. Uma vez feito, retira-se a peça do jogo.
2. Traçados das letras em distintas superfícies
Se observamos que a criança já está se familiarizando com as distintas letras e seus sons, podemos propor o traçado da letra em distintas superfícies, tais como nas costas da mamãe ou do papai, na palma da mão, no ar…
3. Caixa de areia montessori
Outra alternativa é trabalhar com a caixa de areia montessori. uma vez que a criança controla as letras de lixa, pode passar a praticar a escritura em uma bandeja de traços. Dessa forma, não precisarão saber pegar o lápis para saber escrever, algo que requer grande precisão e destreza muscular.
Como fazer as letras de lixa montessori
Imprima o arquivo. Nele há o conjunto de todas as letras do alfabeto. Corte cartões retangulares, no tamanho 10 cm x 15 cm. Cole uma letra em cada cartão. Recorte a sobra. A seguir, utilize purpurina dourada para fazer o traçado das letras. Deixe secar. Por fim, você já tem o material pronto e feito de modo artesanal.
* A cola de purpurina pode ser substituída por cola e areia para aquário, por exemplo. O resultado é bastante interessante.
Imprima o arquivo. Nele há o conjunto de todas as letras do alfabeto. Corte cartões retangulares, no tamanho 10 cm x 15 cm. Cole uma letra em cada cartão. Recorte a sobra. A seguir, utilize purpurina dourada para fazer o traçado das letras. Deixe secar. Por fim, você já tem o material pronto e feito de modo artesanal.
* A cola de purpurina pode ser substituída por cola e areia para aquário, por exemplo. O resultado é bastante interessante.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliação