Atividades O Monstro das Cores para Educação Infantil

Páginas

14 páginas

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O livro "O Monstro das Cores", de Anna Llenas, ajuda as crianças a entenderem e nomearem seus sentimentos de forma lúdica. Para enriquecer essa experiência, preparamos um conjunto de atividades sobre O Monstro das Cores para imprimir que transformam a leitura em uma jornada de autoconhecimento e expressão. Essas atividades visam a aprofundar a compreensão da história, facilitando o diálogo sobre o universo emocional de cada criança.

Objetivos das atividades

O objetivo central é auxiliar a criança a associar cada emoção a uma cor específica, como a alegria (amarelo), a tristeza (azul) e a raiva (vermelho). As atividades também buscam promover a autoexpressão e a identificação de sentimentos.

Também trabalham: 

  • Identificação e nomeação: As atividades ajudam a criança a identificar e a nomear as emoções do Monstro e, por extensão, as suas próprias.
  • Associação de cores: Através da pintura e da colagem, a criança aprende que cada sentimento tem uma "cor", o que facilita a sua assimilação e memorização.
  • Expressão emocional: As atividades propostas criam um espaço seguro para que as crianças possam expressar como se sentem no dia a dia.
  • Autoconhecimento: Ao refletir sobre o que as faz sentir de determinada forma, as crianças desenvolvem o autoconhecimento.

Atividades para imprimir

Estas são as atividades que você pode baixar e imprimir para usar em sala de aula ou em casa:

Meu Monstro das Cores: Esta atividade pede para a criança pintar o monstro com a cor que ele deve ter em cada situação. Por exemplo, o monstro fica da cor do céu em um dia de chuva quando está triste.

Os potes de sentimentos: A criança deve recortar os monstros e colá-los no pote de emoção correto.

Meu monstro interior: A criança desenha e pinta o monstro para mostrar como está se sentindo no dia. A atividade também inclui um espaço para descrever o motivo desse sentimento.

Meu monstro em ação: Esta ficha solicita que a criança desenhe a expressão facial e pinte o monstro de acordo com o que ele sente em cada situação.

O monstro e os objetos: A criança deve pintar objetos do cotidiano com a cor do sentimento que eles representam para ela.

Alinhamento à BNCC

As atividades com o Monstro das Cores estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento de competências importantes em diversos campos de experiência.

O eu, o outro e o nós: As atividades promovem a construção da identidade e da subjetividade, ajudando a criança a conhecer-se e a reconhecer suas emoções.
  • Código EI02EO06: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
  • Código EI03EO02: Agir de maneira autônoma nas interações.

Traços, sons, cores e formas: A prática de colorir, desenhar e identificar formas enriquece a percepção estética e a expressão artística.
  • Código EI02TS02: Utilizar materiais, instrumentos e suportes variados para produzir obras artísticas.

Corpo, gestos e movimentos: As atividades permitem que a criança associe sentimentos a expressões faciais e corporais, o que amplia a consciência sobre o próprio corpo.
  • Código EI02CG01: Apropriar-se do conhecimento de seu corpo e de suas possibilidades de movimento.

Mais Atividades para continuar a explorando o livro O Monstro das Cores

Se você gostou dessas atividades, prepare-se para ir além! Em nossa página, você pode encontrar mais recursos para explorar o universo do Monstro das Cores. Veja estas sugestões:

  1. O Monstro das Cores para colorir: Relacionar a cor aos sentimentos através da atividade de pintura.
  2. Atividade de pareamento: Ajuda a criança a associar figuras de expressões faciais com as cores e nomes dos sentimentos.
  3. Jogo da memória: Estimula a concentração e a memória visual, enquanto a criança encontra pares de cartas com os diferentes sentimentos.
  4. Nomes das emoções para traçar: Aprimora a coordenação motora fina e a alfabetização, permitindo que a criança pratique a escrita dos nomes de cada emoção.
  5. Cartões das emoções: Permite que a criança e o professor usem cartões visuais para expressar e conversar sobre como se sentem em diversos momentos do dia.
  6. Pote das emoções: Uma atividade prática para construir um pote onde a criança pode "guardar" sentimentos, simbolizando a organização de suas emoções.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares