


Figuras iniciadas com vogais para imprimir
Assuntos
Páginas
6 páginas
Séries
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O primeiro passo na jornada da leitura e da escrita é o reconhecimento dos sons que formam as palavras. As vogais, com seus sons abertos e presentes em todas as sílabas, são a alma da nossa língua. Ensinar a criança a identificar o som inicial das palavras e a conectá-lo à letra correspondente é a base de todo o processo de alfabetização.
Para tornar essa etapa fundamental em um momento lúdico, visual e muito divertido, criamos um kit de figuras iniciadas com vogais para imprimir.
Objetivos do material
- Desenvolver a consciência fonológica: Ajudar a criança a identificar e a isolar o som inicial das palavras (o som da vogal).
- Associar fonema e grafema: Criar a conexão crucial entre o som que se ouve (fonema) e a letra que o representa (grafema).
- Apresentar as vogais: Familiarizar a criança com as cinco vogais, tanto na sua forma visual quanto sonora.
- Ampliar o vocabulário: Introduzir novas palavras e seus significados através de imagens claras e do cotidiano infantil.
- Estimular o raciocínio lógico: Promover a habilidade de classificação e categorização, ao agrupar figuras por um atributo em comum (o som inicial).
O que você vai encontrar no material?
O kit contém 5 páginas, uma para cada vogal, com as seguintes figuras:
- Vogal Aa: Abelha, Avião, Anel, Aranha, Árvore, Abacaxi.
- Vogal Ee: Elefante, Estrela, Escova, Espelho, Escada, Espada.
- Vogal Ii: Ilha, Índio, Igreja, Ioiô, Ímã, Iguana.
- Vogal Oo: Olho, Ônibus, Ovelha, Ovo, Óculos, Osso.
- Vogal Uu: Uva, Urso, Unha, Um (numeral), Unicórnio, Urubu.
Atividades para ampliar o aprendizado
Transforme estes cartões em uma experiência de aprendizado rica, concreta e multissensorial, que vai muito além da simples memorização.
As casas das vogais: Crie cinco "casas" usando caixas de sapato, folhas de papel colorido ou bambolês no chão. Identifique cada casa com uma letra vogal. A tarefa da criança é "levar para casa" cada figura, classificando os cartões recortados e colocando-os na casa da vogal com que seu nome começa. Esta é uma atividade clássica de classificação que desenvolve a ordem e o raciocínio lógico.
Pareamento com objetos reais: Reúna objetos reais ou miniaturas que correspondam a algumas das figuras (um anel de verdade, um ovo, uma uva, um ioiô, um carrinho de ônibus, uma escova). A criança deve fazer o pareamento, colocando o objeto concreto ao lado de sua representação no cartão. Essa ponte entre o 3D e o 2D é fundamental para a compreensão da realidade.
Letras de lixa e o som inicial: Use os cartões junto com um alfabeto de letras de lixa. A criança traça a letra 'A' com os dedos, sente sua forma e verbaliza seu som: "/a/". Em seguida, sua missão é encontrar todas as figuras que começam com aquele som. A atividade une o aprendizado tátil, visual e auditivo de forma poderosa.
"Eu ouço com meu ouvidinho...": Uma variação do jogo "Eu espiono...". Espalhe os cartões no tapete. O adulto começa dizendo: "Eu ouço com meu ouvidinho... uma palavra que começa com o som /e/". A criança deve escutar atentamente, pensar no som e procurar uma figura que se encaixe, como a Estrela ou o Elefante. O foco aqui é puramente no som, o primeiro passo da consciência fonológica.
Criando pequenos livros das vogais: Para cada vogal, pegue algumas folhas pequenas, grampeie-as para formar um mini-livro e cole a letra da vogal na capa. A criança pode então colar as figuras correspondentes dentro de seu livrinho. É uma atividade de artesanato que resulta em um material de leitura criado pela própria criança, gerando um imenso sentimento de orgulho e realização.
Alinhamento com a BNCC
Esta proposta pedagógica é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, especialmente no campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação".
- EI03EF09: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. (Ao tentar nomear as figuras e associá-las a uma letra).
- EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por grafemas.
- EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, que serão aprofundadas no 1º ano do Ensino Fundamental.
Nos jogos em grupo, contempla o campo "O eu, o outro e o nós", e nas atividades de classificação, o campo "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações".
Aprender as vogais e seus sons é como receber as primeiras chaves para destrancar o incrível mundo da leitura. Com este kit de figuras, a criança não decora, ela brinca. Ela não repete, ela classifica e descobre. É uma forma de garantir que os primeiros passos na jornada da alfabetização sejam dados com confiança, alegria e um profundo entendimento de como a nossa língua funciona.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares




Caligrafia alfabeto
Língua Portuguesa

Vogais do alfabeto
Língua Portuguesa

Alfabeto vazado
Língua Portuguesa

Atividade de pontilhado
Língua Portuguesa

Alfabeto para sala de aula
Língua Portuguesa