


Brincadeiras do Folclore Brasileiro para imprimir
Páginas
6 páginas
Séries
Tipos
Atividades,
Jogo da Memória,
Cartões de classificação
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O folclore brasileiro é um universo que vai muito além das lendas. Ele está vivo no nosso dia a dia, nas cantigas que atravessam gerações e, principalmente, nas brincadeiras de rua que unem amigos, gastam energia e criam memórias inesquecíveis. Resgatar esses jogos tradicionais é uma forma poderosa de conectar as crianças à nossa cultura, incentivando a interação, o movimento e a criatividade longe das telas.
Para celebrar esse patrimônio imaterial, criamos um material especial: um kit com as brincadeiras do Folclore Brasileiro para imprimir. É um convite para pais e educadores apresentarem aos pequenos as brincadeiras que marcaram sua própria infância, garantindo que essa tradição continue mais viva do que nunca.
Objetivos do material
- Apresentar e ensinar às crianças as regras e a história de brincadeiras tradicionais brasileiras.
- Promover jogos que estimulam o corpo, a coordenação motora ampla e o gasto de energia de forma saudável.
- Ensinar sobre cooperação, trabalho em equipe, respeito às regras e a importância do ganhar e do perder de forma lúdica.
- Muitas dessas brincadeiras exigem estratégia, agilidade e pensamento rápido.
- Utilizar as cartas como ponto de partida para aulas de educação física, história, artes e para a organização de gincanas e eventos escolares.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF gratuito é uma coleção de flashcards, cada um dedicado a uma brincadeira diferente. O material está pronto para imprimir, recortar e ser usado como um guia ou como parte de outras atividades.
Cada carta contém:
- O nome da brincadeira.
- Uma ilustração que representa a ação.
- Uma descrição clara e concisa de como se joga.
As 18 brincadeiras incluídas são:
- Brincadeiras de movimento: Amarelinha, Pipa, Esconde-esconde, Pega-pega, Queimada, Pular Corda, Cabra-cega.
- Brincadeiras de roda e música: Cantigas de Roda, Adoleta.
- Jogos de habilidade e estratégia: Peteca, Cinco Marias, Cama de Gato, Pião, Bolinha de Gude.
- Jogos de grupo e atenção: Passa Anel, Estátua, Elefantinho Colorido, Telefone sem Fio.
Atividades para ampliar a brincadeira
Transforme as cartas em uma experiência de aprendizado ainda mais rica, conectando a teoria à prática e aos sentidos.
A gincana do Folclore: A atividade mais óbvia e a mais divertida! Organize uma gincana na escola ou no parque. Divida as crianças em "estações", cada uma com uma brincadeira diferente, usando as cartas como guia visual das regras. As crianças podem rodar pelas estações, experimentando na prática jogos como Amarelinha, Pular Corda, Peteca e Corrida de Saco (uma variação que pode ser incluída).
Construindo nossos brinquedos: Muitas dessas brincadeiras usam brinquedos que podem ser feitos pelas próprias crianças. Promova uma "oficina do brinquedo folclórico". Use as cartas como inspiração para:
- Construir uma pipa: com papel de seda, varetas e rabiola.
- Fazer uma peteca: com palha de milho, tecidos e penas.
- Criar um pião: com um CD antigo, uma bolinha de gude e uma tampinha.
- Confeccionar as cinco Marias: com retalhos de tecido e arroz.
Mapa das brincadeiras: Algumas brincadeiras têm origens ou nomes diferentes em cada região do Brasil. A Amarelinha, por exemplo, pode ser chamada de "Pular Macaca" em outros estados. Desafie as crianças a pesquisarem (com a ajuda de pais e avós) as origens e os diferentes nomes das brincadeiras, e depois marquem em um grande mapa do Brasil onde cada uma é mais popular ou como é chamada.
O Livro de regras da Turma: Após aprenderem e praticarem os jogos, as crianças podem criar seu próprio "Livro de Regras". Para cada brincadeira, elas podem desenhar a ação e, com suas próprias palavras (ou com a ajuda de um escriba adulto), escrever como se joga. Essa atividade organiza o conhecimento e valoriza a produção escrita da criança.
Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil e Anos Iniciais)
Este material é uma ferramenta interdisciplinar riquíssima e está alinhado a diversas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular:
- Educação Física: Contempla diretamente a Unidade Temática de Brincadeiras e Jogos, incentivando a experimentação e a fruição de jogos e brincadeiras da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional (EF12EF01).
- Arte: Ao explorar as cantigas de roda e construir os brinquedos, trabalha com Música (EF15AR14) e Artes Visuais (EF15AR04).
- História: Ao valorizar o patrimônio histórico e cultural imaterial do Brasil, representado pelas brincadeiras e jogos populares (EF03HI04).
- Educação Infantil (Campo "Corpo, gestos e movimentos"): Promove a interação, a coordenação motora ampla e a expressão corporal através do ato de brincar.
Resgatar as brincadeiras do folclore brasileiro é garantir que a cultura do nosso povo continue em movimento, passando de mão em mão, de roda em roda. Este material é um convite para desligar as telas e ocupar os pátios, as praças e as salas de aula com risadas, corridas e a alegria contagiante do brincar junto. É a prova de que a diversão mais genuína, muitas vezes, só precisa de um pedaço de giz, uma corda e bons amigos.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares






