Atividade de previsão do tempo

Assuntos

Páginas

6 páginas

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

A atividade de previsão do tempo auxilia a criança na identificação do clima diário. Introduz o conceito de previsão a partir da observação contínua do estado do tempo. O material serve como um registro investigativo, transformando a criança em uma pequena cientista que coleta e compara dados.

Objetivos pedagógicos da atividade

Dentre outros objetivos, destacamos a introdução do conceito de previsão. A criança aprende a diferenciar "previsão" (o que se espera que aconteça) de "fato" (o que realmente aconteceu). Também aprende a buscar informações em diferentes fontes (jornais, internet) com a ajuda de um adulto. Ao observar o ambiente e analisar se corresponde ao que foi previsto, estimulamos a observação crítica. Se realizamos a atividade ao longo de uma semana, trabalhamos a ordem dos dias. 

E alguns objetivos não menos importantes que os anteriores estão o aprimoramento da motricidade fina (exercício de recorte e colagem), bem como a promoção do letramento (manuseio de jornais e trabalho com o genêro textual sobre previsão do tempo - palavras e símbolos). 

Conteúdo do material

Conteúdo: A atividade é uma folha de trabalho estruturada para a semana (de segunda a sexta-feira). Ela possui dois campos principais:

a. Previsão do Tempo: Um espaço para a criança pesquisar (em jornais, sites ou aplicativos), recortar e colar a previsão meteorológica para cada dia da semana.

b. O Tempo Hoje: Um espaço correspondente para a criança registrar o tempo que efetivamente aconteceu em sua cidade, comparando-o com a previsão inicial.

Sugestões de atividades a partir do uso do material 

A essência da atividade pode ser ampliada com foco na autonomia, na experiência sensorial e na vida prática.

1. Estação meteorológica interativa: Crie uma "estação meteorológica" na sala ou em casa. Use um painel de cortiça ou feltro. A criança, atuando como "meteorologista do dia", primeiro consulta a previsão (em um tablet ou celular, com ajuda) e seleciona ícones (de sol, chuva, nuvens, etc.) para representar a previsão de toda a semana. Depois, a cada dia, ela observa o tempo pela janela e coloca o ícone do tempo real ao lado do ícone da previsão, permitindo uma comparação visual imediata.

2. Diário do tempo ilustrado: Em vez de recortar e colar, ofereça um pequeno caderno para a criança criar seu "Diário do Tempo". De um lado da página, ela pode desenhar a previsão que viu de manhã. Do outro lado, ao final do dia, ela desenha como o tempo realmente ficou. Essa atividade une a observação científica à livre expressão artística e à escrita espontânea (a criança pode tentar escrever "SOL" ou "CHUVA").

3. A Roupa Certa: Previsão vs. Realidade: Utilize um boneco de madeira ou de pano. Pela manhã, a criança veste o boneco com as roupas adequadas para a previsão do tempo. Por exemplo, se a previsão é de sol, ela coloca camiseta e shorts. Ao final do dia, ela avalia: "A roupa que escolhemos estava certa? O boneco passou frio ou calor?". Essa atividade de vida prática torna o conceito de previsão e suas consequências algo muito concreto.

4. Explorando as Ferramentas do Meteorologista: Apresente de forma simples as ferramentas usadas na previsão do tempo. Mostre um termômetro real e acompanhe a temperatura. Crie um "cata-vento" simples com papel e um alfinete para observar a direção e a intensidade do vento. Faça um pluviômetro caseiro com uma garrafa PET cortada e uma régua para "medir" a chuva. A criança anota essas observações em sua folha, enriquecendo o registro diário.

Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil)

As atividades propostas dialogam diretamente com os campos de experiência e objetivos da Base Nacional Comum Curricular:

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

  • EI03ET03: Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. (Ao pesquisar a previsão do tempo).
  • EI03ET04: Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro em tabelas, escrita espontânea, fotografias etc.), em diferentes suportes. (Ao preencher a atividade ou o diário).
EI03ET07: Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (Ao organizar os dias da semana e observar temperaturas).

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

  • EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. (Ao discutir as comparações entre previsão e realidade).

Conclusão

A atividade de "Previsão do Tempo" é uma ferramenta pedagógica poderosa que eleva a criança da posição de receptora passiva de informações para a de investigadora ativa do seu meio. Ao comparar a previsão com a realidade, ela desenvolve o pensamento crítico, a capacidade de análise e compreende que a ciência trabalha com probabilidades. Mais do que ensinar sobre o clima, essa prática fomenta a curiosidade científica e a habilidade de observar, registrar e questionar o mundo ao redor.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares