



Atividade de consciência fonológica com rimas
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Descrição da Atividade
Antes mesmo de aprender a ler e a escrever, a criança precisa aprender a ouvir os sons que formam as palavras. Essa habilidade fundamental é chamada de consciência fonológica, e uma de suas portas de entrada mais divertidas é a rima! Brincar com palavras que terminam com o mesmo som treina o ouvido, desenvolve a percepção auditiva e prepara o cérebro para a alfabetização. Para tornar essa prática ainda mais interessante, criamos uma atividade visual que transforma a busca por rimas em um desafio lúdico.
O que você vai encontrar no material?
O material contém um conjunto de folhas de atividades prontas para imprimir. A dinâmica é simples, ideal para crianças em fase de pré-alfabetização. Em cada exercício, a criança encontrará uma figura principal destacada e outras imagens ao lado. A tarefa é observar a imagem principal e marcar com um "X" qual das outras figuras tem um nome que rima com ela. Por exemplo, se a imagem principal for um PÃO, a criança deverá marcar o "X" na MÃO.
3 Atividades para brincar de rimar
Vá além da folha de exercícios! Use o conceito da atividade para criar experiências multissensoriais que consolidam o aprendizado.
1. Cestos de rimas: Esta é uma atividade clássica de classificação. Imprima duas cópias das folhas, recorte todas as figuras e as transforme em cartões. Separe dois ou três cartões-chave (ex: GATO, ANEL, PÃO) e coloque cada um em uma cesta ou caixa. A tarefa da criança é "distribuir" os outros cartões, colocando em cada cesta as figuras cujos nomes rimam com o cartão-chave.
2. Eu espiono algo que rima com...: Uma variação divertida do jogo "Eu vejo com meu olhinho". Um jogador começa dizendo: "Eu espiono com meu olhinho... algo que rima com FACA". Os outros jogadores devem então procurar no ambiente objetos que rimem, como uma VACA de brinquedo ou a MACA da boneca. Se o ambiente não for rico o suficiente para produzir as rimas, utilize as imagens da nossa atividade.
3. Pareamento de objetos concretos: Reúna objetos reais ou miniaturas em uma caixa. Peça para a criança pegar um objeto (ex: um BOTÃO) e, em seguida, procurar na caixa outro objeto que rime com ele (ex: um AVIÃO de brinquedo). A manipulação de objetos tridimensionais torna a conexão entre os sons muito mais concreta.
Alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
A habilidade de identificar rimas é um dos pilares da consciência fonológica e está alinhada às competências da BNCC, servindo como base para a alfabetização.
• Educação Infantil - Campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação":
▪ A atividade promove a exploração de sonoridades, rimas e aliterações, como previsto nos objetivos de aprendizagem. Dialoga com a habilidade de "criar rimas, aliterações e jogos de palavras" (EI03EF07 em suas ampliações práticas) e de se expressar por meio de diferentes linguagens.
• Ensino Fundamental (1º Ano - Língua Portuguesa):
Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização).
- EF01LP09 - Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. A rima é o exercício fundamental para a percepção dos sons finais.
Brincar com rimas é muito mais do que um passatempo. É um treino auditivo essencial que mostra para a criança como a língua funciona. Ao perceber que palavras diferentes podem compartilhar sons semelhantes, ela desenvolve uma sensibilidade que será crucial quando começar a decodificar a linguagem escrita. Com estas atividades, o caminho para a leitura se torna mais leve, intuitivo e, acima de tudo, divertido.
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