Órgãos dos sentidos para colorir
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Objetivos e conteúdo do material
Esta atividade tem como objetivo principal ajudar as crianças a associarem cada um dos cinco sentidos (visão, paladar, olfato, audição e tato) às suas respectivas funções de uma maneira visual e interativa. Ao colorir, recortar e colar, os alunos trabalham a coordenação motora e reforçam o aprendizado de forma concreta. O material é composto por cinco páginas, cada uma dedicada a um sentido. Em cada página, há a ilustração de um órgão (olho, boca, nariz, orelha, mão) para colorir e um espaço em branco para que a criança desenhe ou cole figuras de coisas relacionadas àquele sentido.
Como trabalhar em sala de aula
Comece a aula de forma dinâmica! Peça aos alunos que fechem os olhos e tentem adivinhar sons ou cheiros que você produzir na sala. Depois da brincadeira, distribua as folhas da atividade. A primeira etapa é colorir os órgãos dos sentidos. Em seguida, para preencher os quadros em branco, você pode oferecer duas opções: fornecer lápis de cor para que eles desenhem livremente (um sorvete para o paladar, um pássaro para a audição etc.) ou disponibilizar revistas e jornais antigos para que recortem e colem imagens correspondentes a cada sentido. Ao final, que tal montar um "Livro dos Sentidos" juntando as cinco páginas de cada aluno?
Alinhamento com a BNCC (Ciências)
Esta atividade criativa está diretamente alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental, dentro do campo das Ciências da Natureza.
- Unidade Temática: Vida e Evolução
- Objeto de conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade
- Habilidade: (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
A atividade contempla perfeitamente a habilidade (EF01CI02). Ao colorir o órgão (localizar e nomear), e ao desenhar ou colar figuras que representam o que se pode ver, provar, cheirar, escutar e tocar (explicar a função através de representação gráfica), os alunos vivenciam na prática o que a BNCC propõe, consolidando o conhecimento sobre o corpo humano e suas funções.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
Quem sou eu? - Atividade com nomes de animais
Seres Vivos
Problemas de saúde
Corpo humano
Planetas do Sistema Solar
Vocabulário
Atividades de caligrafia
Pré-escrita
Mapa da América do Sul para colorir
América do Sul
Cartaz fases da lua
Sistema Solar
Céu, terra e mar
Experimentos
Números ilustrados coloridos
Números