Órgãos dos sentidos para colorir

Páginas

5 páginas

Séries

Tipos

Atividades, Colorir

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Aprender sobre os cinco sentidos pode ser uma experiência cheia de cor e criatividade! Para complementar nosso post principal sobre atividades sobre os órgãos dos sentidos, trazemos agora um material prático e lúdico: os órgãos dos sentidos para colorir. É a ferramenta perfeita para fixar o conhecimento de forma divertida.

Objetivos e conteúdo do material

Esta atividade tem como objetivo principal ajudar as crianças a associarem cada um dos cinco sentidos (visão, paladar, olfato, audição e tato) às suas respectivas funções de uma maneira visual e interativa. Ao colorir, recortar e colar, os alunos trabalham a coordenação motora e reforçam o aprendizado de forma concreta. O material é composto por cinco páginas, cada uma dedicada a um sentido. Em cada página, há a ilustração de um órgão (olho, boca, nariz, orelha, mão) para colorir e um espaço em branco para que a criança desenhe ou cole figuras de coisas relacionadas àquele sentido.

Como trabalhar em sala de aula

Comece a aula de forma dinâmica! Peça aos alunos que fechem os olhos e tentem adivinhar sons ou cheiros que você produzir na sala. Depois da brincadeira, distribua as folhas da atividade. A primeira etapa é colorir os órgãos dos sentidos. Em seguida, para preencher os quadros em branco, você pode oferecer duas opções: fornecer lápis de cor para que eles desenhem livremente (um sorvete para o paladar, um pássaro para a audição etc.) ou disponibilizar revistas e jornais antigos para que recortem e colem imagens correspondentes a cada sentido. Ao final, que tal montar um "Livro dos Sentidos" juntando as cinco páginas de cada aluno?

Alinhamento com a BNCC (Ciências)

Esta atividade criativa está diretamente alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental, dentro do campo das Ciências da Natureza.
  • Unidade Temática: Vida e Evolução
  • Objeto de conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade
  • Habilidade: (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

A atividade contempla perfeitamente a habilidade (EF01CI02). Ao colorir o órgão (localizar e nomear), e ao desenhar ou colar figuras que representam o que se pode ver, provar, cheirar, escutar e tocar (explicar a função através de representação gráfica), os alunos vivenciam na prática o que a BNCC propõe, consolidando o conhecimento sobre o corpo humano e suas funções.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares