Atividade sombra das frutas e vegetais

Páginas

1 página

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Seguindo nossa jornada pelo universo da alimentação saudável, hoje trazemos mais um material para enriquecer suas Atividades de Alimentação para Educação Infantil. Desta vez, o foco é a percepção visual com uma divertida atividade de ligar as frutas e vegetais às suas sombras correspondentes. Este recurso é ideal para trabalhar o raciocínio lógico e a atenção dos pequenos de uma forma leve e muito envolvente.

Objetivos do material

As atividades de pareamento como esta são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Os principais objetivos deste material são:

  • Desenvolvimento da percepção visual e discriminação: A criança é desafiada a observar os contornos e as formas, diferenciando uma figura da outra para encontrar a sombra correta.
  • Estímulo à concentração: A tarefa de encontrar o par correspondente exige foco e atenção aos detalhes, exercitando a capacidade de concentração da criança.
  • Introdução ao raciocínio lógico: A atividade funciona como um quebra-cabeça simples, incentivando a resolução de problemas de forma autônoma.
  • Ampliação de vocabulário: É uma ótima oportunidade para nomear as frutas e vegetais (maçã, banana, pimentão, brócolis, etc.), reforçando o vocabulário sobre alimentação.
  • Preparação para a escrita e leitura: Ao analisar as formas e suas orientações (para a direita, para a esquerda), a criança desenvolve habilidades que são pré-requisitos para a diferenciação de letras, como 'b' e 'd'.

O que você encontra no material?

O PDF da atividade contém:
  1. Uma coluna com imagens coloridas de diversas frutas e vegetais.
  2. Uma segunda coluna com as sombras (silhuetas) desses mesmos alimentos, dispostas em ordem aleatória.
  3. A proposta é que a criança ligue cada alimento à sua sombra correspondente.

Como trabalhar em sala de aula?

Este material pode ser explorado de diferentes maneiras, adaptando-se à sua turma e aos seus objetivos pedagógicos:

  1. Atividade individual: Entregue a folha para que a criança resolva no seu próprio ritmo, estimulando a autonomia e a concentração.
  2. Adivinhe a sombra: Projete apenas as sombras na parede ou na lousa digital e peça para as crianças adivinharem qual alimento é. Depois, revele a figura colorida.
  3. Atividade com alimentos reais: Leve para a sala algumas das frutas e vegetais da atividade. Com a ajuda de uma lanterna, projete a sombra do alimento real na parede para que as crianças comparem com a atividade.

Alinhamento com a BNCC

A atividade de relacionar alimentos às suas sombras está em total consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, promovendo objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em diversos campos de experiências.

Campo "Traços, sons, cores e formas":

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. (A atividade de ligar os pontos é uma forma de expressão gráfica e pode ser estendida com desenhos.) O campo também prevê a exploração de diferentes formas e a capacidade de identificá-las no ambiente, habilidade central nesta atividade.

Campo "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações":

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. (A criança compara as propriedades de forma e contorno da figura e da sombra.)
  • (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. (Ao buscar o par correto, a criança está, implicitamente, classificando as figuras por sua forma.)

Campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação":

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. (É uma oportunidade para conversar sobre os alimentos, quais eles conhecem, de quais gostam, etc.)

Trabalhar com sombras é uma maneira mágica de desenvolver habilidades cognitivas essenciais. Ao unir esse conceito ao tema da alimentação, criamos uma ponte entre o raciocínio lógico e o conhecimento de mundo, mostrando aos pequenos que aprender pode ser uma grande descoberta. Explore mais atividades como esta no Educlub.com.br e continue a inspirar seus alunos

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares