Atividade sobre verbos

Páginas

5 páginas

Séries

Tipos

Cartões de classificação, Jogo da Memória, Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Ensinar gramática nem sempre precisa ser uma tarefa estática e baseada em repetição. Quando se trata de verbos — as palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza — a melhor forma de aprender é, literalmente, entrando em ação! Para auxiliar nesse processo de aprendizado dinâmico e significativo, criamos um conjunto de flashcards ilustrados que transformam o conceito abstrato de "verbo" em algo concreto, visual e muito divertido.

O que você vai encontrar no material?

Nosso material se compõe de um kit de flashcards coloridos e prontos para imprimir. Cada cartão apresenta um verbo de ação, acompanhado por uma ilustração clara que representa o seu significado. É a ferramenta perfeita para associar a palavra escrita à ação que ela representa.

O material inclui uma ampla variedade de verbos do cotidiano, como:

• Tocar
• Escrever
• Cozinhar
• Dormir
• Beber
• Cantar
• Comer
• Olhar
• Assistir
• Sentar-se
• Abrir
• Cheirar
• Dar
• Pintar
• Estudar
• Regar
• Enviar
• Lavar
• Tomar banho
• Aprender
• Ganhar
• Ir
• Desenhar
• Contar

Atividades dinâmicas para fazer com o material

Vá além do tradicional! Use os flashcards como ponto de partida para atividades interativas que colocam o corpo e a mente para trabalhar juntos.

1. Mímica dos verbos: A clássica brincadeira de mímica é perfeita aqui. Separe os flashcards virados para baixo. Uma criança sorteia um cartão e deve representar a ação através de gestos, sem usar palavras. Os outros devem adivinhar qual é o verbo. A atividade conecta diretamente a palavra à sua execução física.

2. Comandos de ação: Espalhe alguns objetos pela sala que se relacionem com os verbos (livros, lápis, um copo, um regador, etc.). O educador ou outra criança mostra um flashcard (ex: "REGAR"). A criança que está na vez lê o verbo e executa a ação correspondente, pegando o regador e fingindo regar uma planta. Isso vincula a leitura a uma ação com propósito.

3. Caça ao tesouro das ações: O educador fala um verbo em voz alta (ex: "Cantar!"). As crianças devem correr e encontrar o flashcard correspondente que está espalhado pelo ambiente. Quem encontrar primeiro pode liderar o grupo em uma encenação daquela ação.

4. Diário de ações: Ao final do dia ou da semana, a criança pode selecionar os flashcards que representam as ações que ela realizou (comeu, estudou, brincou, desenhou). Ela pode então colar cópias dos cartões em um caderno e fazer um desenho ao lado, criando um "diário de verbos" que conecta o aprendizado à sua própria vivência.

Alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Este material e as atividades propostas estão alinhados às competências e habilidades da BNCC para o Ensino Fundamental, especialmente no componente curricular de Língua Portuguesa.

Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica.

Objeto do Conhecimento: Morfologia (Verbos).

Habilidades:

  • EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
  • EF04LP06: Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). (Ao construir as "frases vivas").
  • EF02LP08: Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. (Ao montar as frases com os cartões).
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos. (Ao ler o verbo no flashcard e associá-lo à imagem).

Aprender sobre verbos não precisa se limitar a decorar conjugações. Ao utilizar ferramentas como estes flashcards e promover atividades que envolvem movimento, criatividade e contexto, o ensino da gramática se torna uma experiência rica, memorável e muito mais eficaz. Baixe o material e comece a se divertir!