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Atividades de Ensino Religioso para 5º Ano

Quebra-cabeça bíblico para imprimir para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano, Educação Infantil de Ensino Religioso - M...

Quebra-cabeça bíblico para imprimir

5.0 (1)

Introduzir as crianças às narrativas bíblicas pode ser uma experiência lúdica e memorável. Este post apresenta um quebra-cabeça bíblico para imprimir, um recurso educativo desenvolvido para...

Atividade Ser amigo é para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Datas Comemorativas, Português, Ensino Religioso, Dia...

Atividade Ser amigo é

5.0 (1)

Na atividade Ser amigo é... a criança é convidada a falar sobre o que é a amizade. É importante, desde pequenos, ensinarmos às nossas crianças o...

No 5º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso mergulha fundo no poder das histórias. A disciplina se dedica a explorar as narrativas sagradas, os mitos e os ensinamentos que foram passados de geração em geração, tanto pela tradição oral quanto pela escrita. É um convite para os alunos descobrirem como diferentes culturas buscaram respostas para as grandes questões da vida e como a sabedoria dos antepassados continua a influenciar o presente.

O objetivo é desenvolver um olhar crítico e apreciativo para esse imenso patrimônio da humanidade, compreendendo que as histórias e os ensinamentos das diversas tradições religiosas e filosofias de vida são fontes ricas de conhecimento, ética e arte.

Objetivos Gerais do Estudo de Ensino Religioso no 5º Ano

Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ensino Religioso nesta etapa final dos anos iniciais busca aprofundar o conhecimento sobre as fontes do saber religioso, com foco em:

  • Analisar as narrativas religiosas: O principal objetivo é que o aluno identifique e analise os mitos, as lendas e as narrativas sagradas de diferentes culturas e tradições religiosas (como as narrativas de criação), compreendendo sua função de explicar a origem do mundo, da vida e de transmitir ensinamentos. (EF05ER01, EF05ER02).
  • Reconhecer o papel da ancestralidade: O aluno é levado a reconhecer a importância da tradição oral e da figura dos ancestrais (como os anciãos, os mestres, os profetas) na preservação das memórias e dos ensinamentos religiosos. O foco é valorizar a sabedoria transmitida de geração em geração. (EF05ER03, EF05ER04).
  • Identificar os ensinamentos sobre vida e morte: A criança é convidada a conhecer e a comparar como diferentes tradições religiosas e filosofias de vida concebem a vida após a morte e o sentido da existência, tratando o tema com respeito e sensibilidade. (EF05ER05).
  • Compreender a relação entre mito, arte e cultura: O objetivo é que o aluno identifique como as narrativas míticas e religiosas influenciam a produção artística (na música, na pintura, no cinema, no teatro) e a cultura de uma sociedade. (EF05ER07).

Índice de Atividades de Ensino Religioso para o 5º Ano

Mitos e Narrativas Sagradas

  • "Roda de Contadores de Histórias": Cada grupo pesquisa e reconta para a turma um mito de criação de uma cultura diferente (grega, iorubá, indígena, chinesa, etc.).
  • "Oficina de Quadrinhos Míticos": Criar uma história em quadrinhos baseada em uma narrativa sagrada ou em um mito estudado.
  • "Cine-debate": Assistir a trechos de filmes que se inspiram em mitologias (como "Hércules", "Moana", "Thor") e discutir a relação entre o mito e a obra cinematográfica.
  • Criação de um "livro de mitos" da turma, com as histórias pesquisadas e ilustradas pelos alunos.

Ancestralidade e Tradição Oral

  • "Entrevista com os Guardiões da Memória": Convidar um avô, uma avó ou uma pessoa mais velha da comunidade para contar histórias de antigamente para a turma.
  • "Árvore Genealógica da Sabedoria": Criar uma árvore genealógica, destacando um ensinamento ou conselho importante recebido de cada ancestral.
 • Pesquisa sobre a figura do griô na cultura africana, como o guardião das histórias e das tradições.
  • Criação de um "cordel" ou rap contando a história de um herói ou personagem de uma narrativa sagrada.

Vida, Morte e Sentido

  • Debate filosófico a partir da pergunta: "O que nos faz sermos lembrados depois que partimos?".
  • Pesquisa e apresentação de um mural sobre como diferentes culturas homenageiam seus mortos (Dia de Finados no Brasil, Día de los Muertos no México, Festival Obon no Japão).
  • Leitura de poemas e contos que abordem o tema da passagem do tempo e do sentido da vida.

Arte e Religião

  • Visita (presencial ou virtual) a um museu para analisar obras de arte com temática religiosa.
  • "Playlist Sagrada": Pesquisa e audição de músicas de diferentes tradições religiosas (cantos gregorianos, mantras, pontos de umbanda, spirituals), discutindo as emoções que elas transmitem.
  • Releitura de uma obra de arte religiosa famosa, utilizando diferentes técnicas e materiais.