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Atividades de Ensino Religioso para 4º Ano
Quebra-cabeça bíblico para imprimir
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Introduzir as crianças às narrativas bíblicas pode ser uma experiência lúdica e memorável. Este post apresenta um quebra-cabeça bíblico para imprimir, um recurso educativo desenvolvido para...
Assuntos
Atividade Ser amigo é
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Na atividade Ser amigo é... a criança é convidada a falar sobre o que é a amizade. É importante, desde pequenos, ensinarmos às nossas crianças o...
Assuntos
Datas Comemorativas, Português, Ensino Religioso, Dia do Amigo
No 4º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso mergulha nas ricas tradições que moldaram e continuam a moldar as culturas ao redor do mundo. A disciplina convida os alunos a serem exploradores de ideias, investigando como diferentes grupos religiosos se formaram, quais são seus rituais mais importantes e como eles registraram suas crenças e ensinamentos em textos escritos.
O objetivo é desenvolver um olhar curioso e respeitoso para a diversidade de crenças, compreendendo que cada tradição religiosa possui uma lógica e uma beleza próprias. É uma jornada para entender que, embora os caminhos sejam muitos, a busca humana por significado e propósito é universal.
Objetivos Gerais do Estudo de Ensino Religioso no 4º Ano
Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ensino Religioso nesta etapa busca aprofundar o conhecimento sobre as tradições religiosas, com foco em:
- Identificar as diversas tradições religiosas: O aluno é levado a reconhecer e a descrever as características gerais de algumas das principais tradições religiosas presentes no Brasil e no mundo, compreendendo que elas são fruto de um longo processo histórico e cultural. (EF04ER01).
- Compreender o papel dos rituais: O objetivo é que o aluno identifique e analise a importância dos rituais (como cerimônias, festas, peregrinações) como elementos que dão identidade e sentido a uma comunidade religiosa, refletindo sobre suas funções na expressão de sentimentos e crenças. (EF04ER03, EF04ER02).
- Reconhecer a importância dos textos escritos: A criança é introduzida à ideia de que muitas tradições religiosas possuem textos escritos (livros sagrados) que guardam suas doutrinas, ensinamentos e narrativas. O foco é compreender a função desses textos para a comunidade, sem a necessidade de lê-los na íntegra. (EF04ER04).
- Analisar as ideias de divindade: O aluno é convidado a comparar as diferentes representações do divino (um Deus, vários deuses, forças da natureza) nas mais variadas tradições religiosas e a discutir como essas ideias influenciam os modos de viver e de se relacionar com o mundo. (EF04ER06, EF04ER07).
Índice de Atividades de Ensino Religioso para o 4º Ano
As Grandes Tradições Religiosas
- "Mapa das Religiões": Criar um mapa-múndi e localizar geograficamente a origem das principais tradições religiosas (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo).
- "Linha do Tempo das Tradições": Construir uma linha do tempo ilustrada, mostrando o surgimento das diferentes religiões ao longo da história.
- Pesquisa e apresentação em seminários sobre as características centrais de uma determinada tradição religiosa.
Rituais e Celebrações
"Diário de um Peregrino": Escrever um pequeno texto se imaginando em uma peregrinação famosa (como o Caminho de Santiago de Compostela ou a peregrinação a Meca). Criação de um "Painel Comparativo de Rituais", mostrando como diferentes religiões celebram o nascimento ou o casamento. Debate sobre a importância dos rituais (religiosos ou não, como uma formatura ou festa de aniversário) em nossas vidas.
Textos e Conhecimentos Sagrados
- "Exposição de Livros Sagrados": Criar uma pequena exposição com imagens das capas e informações sobre diferentes textos sagrados (Bíblia, Alcorão, Torá, etc.), destacando sua importância para cada grupo.
- Leitura e debate de pequenos trechos ou parábolas de diferentes textos sagrados que contenham ensinamentos éticos universais.
- Criação de um "livro sagrado" da turma, com os principais ensinamentos e valores que o grupo considera importantes para uma boa convivência.
Ideias sobre o Divino
- Roda de leitura de mitos e lendas de criação de diferentes culturas (gregos, egípcios, maias, etc.), comparando suas ideias sobre a origem do mundo.
- Criação de desenhos ou esculturas que representem as diferentes ideias de divindade estudadas (um Deus único, vários deuses com formas humanas ou de animais, a natureza como sagrada).
- Debate filosófico: "É possível acreditar em algo que não vemos?".