2 resultados
Atividades de Ensino Religioso para 1º Ano
Quebra-cabeça bíblico para imprimir
5.0 (1)
Introduzir as crianças às narrativas bíblicas pode ser uma experiência lúdica e memorável. Este post apresenta um quebra-cabeça bíblico para imprimir, um recurso educativo desenvolvido para...
Assuntos
Atividade Ser amigo é
5.0 (1)
Na atividade Ser amigo é... a criança é convidada a falar sobre o que é a amizade. É importante, desde pequenos, ensinarmos às nossas crianças o...
Assuntos
Datas Comemorativas, Português, Ensino Religioso, Dia do Amigo
No 1º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso é uma jornada de autodescoberta e de aprendizado sobre a convivência. Longe de qualquer doutrina, a disciplina funciona como um espelho, onde a criança pode se ver, reconhecer sua história, seu nome e seus gostos; e também como uma janela, por onde ela pode olhar para o colega e descobrir que, apesar das diferenças, todos compartilhamos sentimentos e o desejo de sermos respeitados.
O objetivo é plantar as sementes da empatia e do respeito, construindo uma base sólida para que a criança cresça valorizando a si mesma e a diversidade de pessoas, famílias e culturas que existem ao seu redor.
Objetivos Gerais do Estudo de Ensino Religioso no 1º Ano
Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Ensino Religioso nesta fase inicial e fundamental da vida escolar busca, de forma lúdica e sensível:
- Reconhecer-se e Acolher o Outro: O principal objetivo é que o aluno se perceba como um ser único, com um nome, uma história e sentimentos próprios. Ao mesmo tempo, ele é incentivado a identificar e acolher as semelhanças e as diferenças que o conectam e o distinguem dos seus colegas, aprendendo a respeitar a individualidade de cada um. (EF01ER01, EF01ER02).
- Identificar e Valorizar a Diversidade: A criança é convidada a observar e a valorizar as diversas formas de vida presentes em seu ambiente familiar e social. Isso inclui os diferentes tipos de família, costumes, brincadeiras e modos de ser, compreendendo que não existe um único jeito "certo" de viver. (EF01ER03, EF01ER04).
- Expressar Sentimentos e Identificar Símbolos Pessoais: O aluno é encorajado a identificar e a expressar suas emoções, ideias e histórias por meio de diferentes linguagens (desenho, pintura, música, teatro). Ele também aprende a reconhecer que objetos, músicas e lugares podem ter um significado especial e sagrado para si e para os outros. (EF01ER05, EF01ER06).
Índice de Atividades de Ensino Religioso para o 1º Ano
Eu e Minha História
- "Crachá Criativo": Cada criança cria e decora seu próprio crachá, valorizando o próprio nome.
- "Linha do Tempo Pessoal": Com desenhos, a criança representa momentos importantes da sua vida (nascimento, primeiro passo, primeiro dia na escola).
- "Caixa de Tesouros": Trazer de casa um objeto que seja muito especial e contar sua história para a turma.
- "Quem sou eu?": Autorretrato e desenho de suas coisas preferidas (comida, cor, brincadeira, animal).
O Outro e a Diversidade
- "Mapa das Famílias": Um mural onde cada criança desenha sua família, mostrando a diversidade de configurações familiares.
- "Entrevista com um Colega": Em duplas, as crianças se entrevistam para descobrir as preferências um do outro.
- "Painel da Diversidade": Criação de um mural com recortes de revistas mostrando diferentes pessoas, culturas e lugares do mundo.
Sentimentos e Símbolos
- "Emocionômetro": Um painel com diferentes emoções para a criança mostrar como está se sentindo no dia.
- "Desenho Cego": De olhos fechados, desenhar livremente ao som de uma música para expressar sentimentos.
- "Mandala de Símbolos Pessoais": Criar uma mandala com desenhos de coisas que são importantes e sagradas para cada um (a família, um animal de estimação, o sol, etc.).
Convivência e Valores
- "Árvore da Gentileza": A cada ato de gentileza observado na turma, um coração ou uma folha é colado na árvore.
- "Roda da Conversa sobre a Amizade": Discutir o que é preciso para ser um bom amigo.
- "Teatro do Respeito": Criação de pequenas cenas sobre como podemos respeitar os colegas, os mais velhos e a natureza.
- "Mural dos Combinados": Construir junto com a turma as regras de ouro para uma boa convivência na sala de aula.