Filtros

Selecionados Séries 4º Ano Assunto Corpo humano
Assuntos

18 resultados

Atividades de Corpo humano para 4º Ano

Atividade sobre sistema esquelético para completar para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educac...

Atividade sobre sistema esquelético para completar

A Atividade sobre sistema esquelético para completar é um recurso educativo prático e visual que permite aos alunos aprenderem sobre a estrutura óssea do corpo humano...

Atividade sobre ossos das mãos para imprimir para 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Atividade sobre ossos das mãos para imprimir

As nossas mãos são incríveis. Com elas, escrevemos, desenhamos, construímos e fazemos carinho. Mas você já parou para pensar em como essa estrutura maravilhosa funciona por...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir para 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir

Nossos pés são a base do nosso corpo. Eles nos levam para todos os lugares, nos permitem correr, pular, dançar e explorar o mundo. Entender a...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Partes do cérebro e suas funções para 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Partes do cérebro e suas funções

Esta atividade educativa visa explorar a anatomia e as funções do cérebro humano de forma interativa e didática, permitindo que os alunos compreendam melhor este importante...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Partes do cérebro e suas funções para 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Partes do cérebro e suas funções

5.0 (1)

O cérebro humano é um órgão fascinante que funciona como o centro de comando do nosso corpo. Dividido em diferentes regiões, cada área tem funções específicas...

Séries

4º Ano, 5º Ano

Cérebro e suas partes para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Cérebro e suas partes

O cérebro humano é um órgão fascinante que controla todas as funções do nosso corpo. Dividido em diferentes regiões, cada área tem uma função específica e...

Partes do coração humano para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Partes do coração humano

O coração humano é um órgão muscular composto por quatro câmaras principais: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). Essas câmaras são...

Atividade do sistema respiratorio para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Atividade do sistema respiratorio

5.0 (1)

Na atividade do sistema respiratório, a criança deve escrever as diferentes partes do sistema no espaço correto. É importante conhecer as características, localização e funções de...

Anatomia do coração para completar para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Anatomia do coração para completar

5.0 (1)

A atividade proposta favorece o conhecimento da anatomia do coração humano. A criança deve identificar e nomear suas principais estruturas. Esta tarefa visa a melhorar a...

Sistema digestivo para colorir para 3º Ano, 4º Ano de Corpo humano, Português - Material educacional

Sistema digestivo para colorir

O desenho do sistema digestivo para colorir é uma atividade importante para que as crianças compreendam a complexidade e importância deste sistema vital do corpo humano....

Séries

3º Ano, 4º Ano

Estômago para colorir para 3º Ano, 4º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Estômago para colorir

Quando trabalhamos os órgãos do corpo humano, podemos oferecer à criança desenhos para colorir. Ao colorir o órgão humano, a criança aprende acerca de sua forma...

Séries

3º Ano, 4º Ano

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula

Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...

Intestino para colorir para 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Intestino para colorir

Desenho do intestino humano para colorir. Mais uma vez a atividade de colorir aparece como reforço para consolidar um conhecimento. Neste caso, depois de aprender sobre...

Sistema nervoso humano para 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Sistema nervoso humano

5.0 (4)

Uma atividade simples de completar com as partes mais importantes do sistema nervoso humano. A criança deve completar os espaços em branco, identificando a composição do...

Ossos da mão para completar para 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Ossos da mão para completar

Atividade sobre a anatomia da mão humana. A criança deve completar os espaços em branco identificando cada um dos ossos que fazem parte da estrutura óssea...

Problemas de saúde para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano de Corpo humano, Ciências - Material educacional

Problemas de saúde

Que problema de saúde tenho, doutor? Sempre que vamos ao consultório médico, esperamos o diagnóstico. Ou seja, esperamos saber que problema de saúde temos, tendo em...

Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Corpo human...

Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir

4.0 (1)

Aprender brincando é sempre mais divertido! Apresentamos o nosso Jogo da memória dos cinco sentidos para imprimir, uma ferramenta pedagógica lúdica e eficaz, ideal para complementar...

Atividade sobre sistema digestório para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividade sobre sistema digestório

Na atividade proposta, nossas meninas e meninos devem preencher os espaços em branco com as palavras da caixa, completando, assim os nomes das partes que compõem...

Ao chegar ao 4º ano, os alunos já trazem uma bagagem de conhecimento sobre o corpo humano. Eles sabem nomear partes, entendem a função dos sentidos e têm noções básicas sobre alguns sistemas. Esta é a etapa ideal para aprofundar e, principalmente, integrar esses conhecimentos. O foco agora é revelar como o corpo funciona como uma grande orquestra, onde cada sistema tem seu papel, mas todos tocam em harmonia.

A abordagem pedagógica deve ser investigativa, estimulando os alunos a serem protagonistas da sua aprendizagem. O professor atua como um mediador, lançando perguntas-problema, propondo experimentos e incentivando a pesquisa em diferentes fontes. O objetivo é que eles compreendam as relações de causa e efeito e a interdependência entre os sistemas, conectando o conhecimento científico com a sua própria saúde e bem-estar.

Tópicos a serem trabalhados:

Nesta fase, os sistemas são revisitados com maior detalhamento, e a ênfase é colocada na interação entre eles.

  • A Nutrição e a Limpeza do Corpo (Sistemas Digestório e Urinário):
  • O processo de nutrição é visto de ponta a ponta, incluindo a eliminação de resíduos.
  • Digestão Detalhada: Revisitar o caminho do alimento, mas agora nomeando e explicando a função de cada órgão: boca (dentes e saliva), estômago (suco gástrico), intestino delgado (absorção dos nutrientes) e intestino grosso (formação das fezes).
  • O Sistema Urinário: Apresentar este sistema como a "estação de tratamento" do sangue. Explicar que os rins filtram o sangue, retirando as impurezas que serão eliminadas através da urina, que fica armazenada na bexiga. É fundamental conectar a ingestão de água com o bom funcionamento dos rins.
A Grande parceria: Integração dos Sistemas Respiratório, Circulatório e Digestório

Este é o principal eixo do 4º ano: entender como a energia é produzida e distribuída.

  • Sistema Circulatório: Apresentá-lo como o sistema de "entrega e coleta" do corpo. O coração é a bomba potente, as artérias são as vias que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes, e as veias são as vias que trazem o sangue com gás carbônico de volta.
  • Pequena e Grande Circulação: Introduzir de forma simples a ideia de que há dois circuitos. A pequena circulação (coração-pulmão-coração) é a viagem que o sangue faz apenas para buscar oxigênio. A grande circulação (coração-corpo-coração) é a viagem para distribuir esse oxigênio e os nutrientes para todas as células.
  • A Célula como Destino Final: Explicar que é dentro das células que a mágica acontece: o oxigênio (do sistema respiratório) se junta aos nutrientes (do sistema digestório) para gerar a energia que usamos para viver.
O Sistema de comando central (Sistema Nervoso):

O cérebro é explorado com mais detalhes, assim como sua rede de comunicação.

  • Divisões do Sistema Nervoso: Apresentar o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal) como a central de processamento e o Sistema Nervoso Periférico (os nervos) como a fiação que conecta a central a todo o corpo.
  • Os Sentidos como Portas de Entrada: Reforçar que os órgãos dos sentidos captam os estímulos do ambiente, mas é o cérebro que os interpreta, transformando luz em imagem, vibrações em som, etc.
Sustentação e produção (Sistema Locomotor):

O esqueleto e os músculos são vistos não apenas como estruturas de movimento, mas também com outras funções vitais.

  • Esqueleto: Identificar os principais ossos e suas funções (crânio, coluna vertebral, costelas, fêmur).
  • Medula Óssea: Revelar uma função surpreendente dos ossos: a produção das células do sangue (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea. Esta é uma excelente oportunidade para conectar o sistema locomotor ao circulatório.
A Continuidade da vida (Introdução ao Sistema Reprodutor):

Este tema deve ser abordado com sensibilidade e um foco estritamente biológico.

  • Diferenças Anatômicas: Apresentar os sistemas reprodutores masculino e feminino, nomeando os principais órgãos (útero, ovários, testículos).
  • Células Reprodutivas: Explicar o conceito de células especiais para a reprodução: o óvulo (feminino) e o espermatozoide (masculino).
  • Fecundação: Descrever a fecundação como o encontro dessas duas células, que dá início à formação de um novo ser. É importante conectar este tema às transformações que ocorrerão na puberdade.