18 resultados
Atividades de Corpo humano para 4º Ano
Atividade sobre sistema esquelético para completar
A Atividade sobre sistema esquelético para completar é um recurso educativo prático e visual que permite aos alunos aprenderem sobre a estrutura óssea do corpo humano...
Assuntos
Atividade sobre ossos das mãos para imprimir
As nossas mãos são incríveis. Com elas, escrevemos, desenhamos, construímos e fazemos carinho. Mas você já parou para pensar em como essa estrutura maravilhosa funciona por...
Assuntos
Atividade sobre os ossos dos pés para imprimir
Nossos pés são a base do nosso corpo. Eles nos levam para todos os lugares, nos permitem correr, pular, dançar e explorar o mundo. Entender a...
Assuntos
Partes do cérebro e suas funções
Esta atividade educativa visa explorar a anatomia e as funções do cérebro humano de forma interativa e didática, permitindo que os alunos compreendam melhor este importante...
Assuntos
Partes do cérebro e suas funções
5.0 (1)
O cérebro humano é um órgão fascinante que funciona como o centro de comando do nosso corpo. Dividido em diferentes regiões, cada área tem funções específicas...
Assuntos
Cérebro e suas partes
O cérebro humano é um órgão fascinante que controla todas as funções do nosso corpo. Dividido em diferentes regiões, cada área tem uma função específica e...
Assuntos
Partes do coração humano
O coração humano é um órgão muscular composto por quatro câmaras principais: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). Essas câmaras são...
Assuntos
Atividade do sistema respiratorio
5.0 (1)
Na atividade do sistema respiratório, a criança deve escrever as diferentes partes do sistema no espaço correto. É importante conhecer as características, localização e funções de...
Assuntos
Anatomia do coração para completar
5.0 (1)
A atividade proposta favorece o conhecimento da anatomia do coração humano. A criança deve identificar e nomear suas principais estruturas. Esta tarefa visa a melhorar a...
Assuntos
Sistema digestivo para colorir
O desenho do sistema digestivo para colorir é uma atividade importante para que as crianças compreendam a complexidade e importância deste sistema vital do corpo humano....
Assuntos
Estômago para colorir
Quando trabalhamos os órgãos do corpo humano, podemos oferecer à criança desenhos para colorir. Ao colorir o órgão humano, a criança aprende acerca de sua forma...
Assuntos
Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula
Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...
Assuntos
Intestino para colorir
Desenho do intestino humano para colorir. Mais uma vez a atividade de colorir aparece como reforço para consolidar um conhecimento. Neste caso, depois de aprender sobre...
Assuntos
Sistema nervoso humano
5.0 (4)
Uma atividade simples de completar com as partes mais importantes do sistema nervoso humano. A criança deve completar os espaços em branco, identificando a composição do...
Assuntos
Ossos da mão para completar
Atividade sobre a anatomia da mão humana. A criança deve completar os espaços em branco identificando cada um dos ossos que fazem parte da estrutura óssea...
Assuntos
Problemas de saúde
Que problema de saúde tenho, doutor? Sempre que vamos ao consultório médico, esperamos o diagnóstico. Ou seja, esperamos saber que problema de saúde temos, tendo em...
Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir
4.0 (1)
Aprender brincando é sempre mais divertido! Apresentamos o nosso Jogo da memória dos cinco sentidos para imprimir, uma ferramenta pedagógica lúdica e eficaz, ideal para complementar...
Assuntos
Atividade sobre sistema digestório
Na atividade proposta, nossas meninas e meninos devem preencher os espaços em branco com as palavras da caixa, completando, assim os nomes das partes que compõem...
Assuntos
Ao chegar ao 4º ano, os alunos já trazem uma bagagem de conhecimento sobre o corpo humano. Eles sabem nomear partes, entendem a função dos sentidos e têm noções básicas sobre alguns sistemas. Esta é a etapa ideal para aprofundar e, principalmente, integrar esses conhecimentos. O foco agora é revelar como o corpo funciona como uma grande orquestra, onde cada sistema tem seu papel, mas todos tocam em harmonia.
A abordagem pedagógica deve ser investigativa, estimulando os alunos a serem protagonistas da sua aprendizagem. O professor atua como um mediador, lançando perguntas-problema, propondo experimentos e incentivando a pesquisa em diferentes fontes. O objetivo é que eles compreendam as relações de causa e efeito e a interdependência entre os sistemas, conectando o conhecimento científico com a sua própria saúde e bem-estar.
Tópicos a serem trabalhados:
Nesta fase, os sistemas são revisitados com maior detalhamento, e a ênfase é colocada na interação entre eles.
- A Nutrição e a Limpeza do Corpo (Sistemas Digestório e Urinário):
- O processo de nutrição é visto de ponta a ponta, incluindo a eliminação de resíduos.
- Digestão Detalhada: Revisitar o caminho do alimento, mas agora nomeando e explicando a função de cada órgão: boca (dentes e saliva), estômago (suco gástrico), intestino delgado (absorção dos nutrientes) e intestino grosso (formação das fezes).
- O Sistema Urinário: Apresentar este sistema como a "estação de tratamento" do sangue. Explicar que os rins filtram o sangue, retirando as impurezas que serão eliminadas através da urina, que fica armazenada na bexiga. É fundamental conectar a ingestão de água com o bom funcionamento dos rins.
A Grande parceria: Integração dos Sistemas Respiratório, Circulatório e Digestório
Este é o principal eixo do 4º ano: entender como a energia é produzida e distribuída.
- Sistema Circulatório: Apresentá-lo como o sistema de "entrega e coleta" do corpo. O coração é a bomba potente, as artérias são as vias que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes, e as veias são as vias que trazem o sangue com gás carbônico de volta.
- Pequena e Grande Circulação: Introduzir de forma simples a ideia de que há dois circuitos. A pequena circulação (coração-pulmão-coração) é a viagem que o sangue faz apenas para buscar oxigênio. A grande circulação (coração-corpo-coração) é a viagem para distribuir esse oxigênio e os nutrientes para todas as células.
- A Célula como Destino Final: Explicar que é dentro das células que a mágica acontece: o oxigênio (do sistema respiratório) se junta aos nutrientes (do sistema digestório) para gerar a energia que usamos para viver.
O Sistema de comando central (Sistema Nervoso):
O cérebro é explorado com mais detalhes, assim como sua rede de comunicação.
- Divisões do Sistema Nervoso: Apresentar o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal) como a central de processamento e o Sistema Nervoso Periférico (os nervos) como a fiação que conecta a central a todo o corpo.
- Os Sentidos como Portas de Entrada: Reforçar que os órgãos dos sentidos captam os estímulos do ambiente, mas é o cérebro que os interpreta, transformando luz em imagem, vibrações em som, etc.
Sustentação e produção (Sistema Locomotor):
O esqueleto e os músculos são vistos não apenas como estruturas de movimento, mas também com outras funções vitais.
- Esqueleto: Identificar os principais ossos e suas funções (crânio, coluna vertebral, costelas, fêmur).
- Medula Óssea: Revelar uma função surpreendente dos ossos: a produção das células do sangue (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea. Esta é uma excelente oportunidade para conectar o sistema locomotor ao circulatório.
A Continuidade da vida (Introdução ao Sistema Reprodutor):
Este tema deve ser abordado com sensibilidade e um foco estritamente biológico.
- Diferenças Anatômicas: Apresentar os sistemas reprodutores masculino e feminino, nomeando os principais órgãos (útero, ovários, testículos).
- Células Reprodutivas: Explicar o conceito de células especiais para a reprodução: o óvulo (feminino) e o espermatozoide (masculino).
- Fecundação: Descrever a fecundação como o encontro dessas duas células, que dá início à formação de um novo ser. É importante conectar este tema às transformações que ocorrerão na puberdade.